segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Exposição de arte para crianças

Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília apresenta exposição de arte contemporânea para o público infantil.
16 dos mais importantes artistas da arte contemporânea brasileira e norte-americana, trabalhos criados especialmente para a exposição em Brasília por nomes como Emmanuel Nassar, sete obras de Yoko Ono, homenagem a Athos Bulcão com painel de azulejos para manipulação do público, animação inédita sobre a obra do russo El Lissitzky e espetáculo inédito destinado a bebês de 0 a 3 anos de idade.
Quem disse que criança é incapaz de viver experiências estéticas a partir do contato com a arte contemporânea? Quem falou que é preciso ter um discurso acadêmico para dialogar com o objeto artístico, para impregnar-se do idioma da arte? Qual foi o teórico que determinou que arte não é coisa pra criança? Uma exposição realizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil promete provar que todo mundo pode apreciar a arte, independente de idade, formação, etc. Basta silenciar a alma e escutar o que a obra tem a dizer. É Arte para Crianças, uma exposição de arte contemporânea inteiramente idealizada para o público infantil, que poderá ser visitada de 31 de outubro de 2008 a 18 de janeiro de 2009, sempre de terça a domingo, das 9hàs 21h.
Arte para Crianças é uma exposição desenhada e produzida para crianças, com curadoria, arquitetura e design idealizados especificamente para proporcionar a melhor aproximação possí­vel entre a arte e esse público especí­fico. No entanto, qualquer pessoa poderá usufruir plenamente desta que é, em tamanho, a maior exposição já realizada no CCBB Brasília.
A mostra reúne um elenco bastante significativo da produção brasileira contemporânea, além de convidados internacionais. Sob curadoria de Evandro Salles, foram selecionados trabalhos de 16 artistas: Ernesto Neto, Mariana Manhães, Rubem Grilo, Eduardo Sued, Eder Santos, Cildo Meireles, Emmanuel Nassar, Yoko Ono e Lawrence Weiner, vários deles criados especialmente para a exposição em Brasília, obras assinadas pelo grande escultor Amílcar de Castro (1920-2002) e uma bela homenagem ao artista Athos Bulcão (1918-2008). Estão também representados a poesia de Manoel de Barros (numa animação intitulada Histórias da Unha do Dedão do Pé do Fim do Mundo), o trabalho do escultor, desenhista e performático Tunga (no curioso vídeo Xifópagas Capilares Entre Nós) e o trabalho construtivista do artista russo El Lissitzky (também apresentado em animação inédita). Um belo passeio pela arte contemporânea, através da expressão de artistas de diferentes linguagens e gerações.
Arte paraCcrianças foi escolhida para celebrar o aniversário de 200 anos do Banco do Brasil em Brasília, por seu perfil de aposta no futuro e por investir num trabalho de formação de público crítico para a arte. “A idéia básica é que os conceitos que constituem a arte mais avançada e sofisticada podem e devem ser experimentados por um público de crianças de uma maneira plena e direta, fazendo com que a experiência estética seja um instrumento de conhecimento e educação incorporado à cultura infantil”, afirma o curador Evandro Salles.
* Arte para Criança, de 31 de outubro de 2008 a 18 de janeiro de 2009, de terça a domingo, das 9h às 21h, no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (DF). Entrada Franca [ Patrocí­nio Master: Banco do Brasil Patrocí­nio: Vale Co-patrocínio: Ourocap e BB Seguro Auto Apoio: Lei de Incentivo à Cultura - MinC - Ministério da Cultura. Concepção e Curadoria: Evandro Salles Produção: Lumen Argo Arte e Projeto. Informações: (61) 3310-7087.

Nenhum comentário: